12 de abril de 2022
Acontece na Bspar
O BS Reads, clube de leitura da BSPAR, foi um dos exemplos mostrados pelo jornal O POVO, na sua edição do último dia 10/4, na matéria Gestão da Saúde: ativo importante também para empresas. A reportagem ressalta que promover um ambiente de trabalho saudável e que gere bem-estar aos colaboradores deve estar na pauta de discussão de todas as empresas.
Desde a análise em torno da produtividade e menores custos com afastamentos, essa atenção é importante para trabalhadores, gestores e todo sistema de saúde. E, no mêsNacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, celebrado em 6 de abril, essa questão se torna foco das organizações em meio ao agravamento da crise de saúde ocupacional. Atualmente, o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A reportagem destaca ainda que em resposta às essas problemáticas, representantes dos setores se movimentam. Na indústria cearense, por exemplo, há o esforço do Sesi-CE, que vem desenvolvendo parcerias com empresas com foco na mudança de comportamentos de cuidado com a saúde, indo desde a vertente psicológica, nutrição e atividade física. Esse esforço gerou dois grandes cases: na Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e no Grupo BSPAR.
O BS Reads surgiu durante a pandemia, inspirado na leitura do livro “A Literatura como remédio: os clássicos e a saúde da alma”, do professor e historiador Dante Gallian. A cada mês, o grupo escolhe um livro, e a partir da leitura, novas percepções são repassadas pelos participantes, propiciando o enriquecimento por meio da discussão a partir da leitura de clássicos da literatura.